
Grêmio Estudantil
Exercício de Cidadania e Democracia
O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, os alunos defendem seus direitos e interesses e aprendem ética e cidadania na prática. A Secretaria de Estado da Educação entende que toda representação estudantil deve ser estimulada, pois ela aponta um caminho para a democratização da Escola.

Representatividade
Grêmio Estudantil: o exercício da representatividade desde cedo
Alunos da rede podem formar agremiações que representem os interesses dos jovens na escola
Na rede estadual de ensino, os conceitos e os valores da democracia são ensinados desde cedo aos alunos. Através dos Grêmios Estudantis, crianças e jovens têm a oportunidade de aprender na prática a importância do exercício da representatividade.
Em todo Estado, já são mais de cinco mil escolas que possuem equipes gremistas, o que representa 96% das unidades de ensino. O grupo, formado exclusivamente por estudantes, tem como objetivo representar os interesses dos jovens, promovendo o diálogo entre alunos, direção escolar, professores e coordenadores.
“Democracia não existe na teoria. Os Grêmios permitem que eles passem por esse processo e que compreendam para que e porquê existe um grupo que representa toda a escola”, explica Sonia Brancalion, membro da equipe responsável pelo Grêmio Estudantil da Secretaria da Educação.
Pensando em engajar cada vez mais os jovens, a pasta disponibiliza uma lista de perguntas e respostas para orientar o trabalho dos grupos nas escolas, como o seu objetivo, legislações, papel dos alunos, entre outras informações. O material completo pode ser acessado aqui.